sábado, 21 de julho de 2012

Floripa: Visão Global do Cenário Ciclístico

Floripa, também chamada de Ilha da Magia, admirada por seus moradores, turistas e até por aqueles que a sonham em conhecer, foi eleita neste ano de 2012, a Capital Brasileira em atividade física. Uma em cada quatro pessoas que moram na cidade, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, faz algum tipo de exercício. E, dentro destes que se exercitam, uma boa parte é constituída de ciclistas, bicicleteiros, bikers e afins, amantes das magrelas de duas rodas que tem aumentado a cada dia que passa, principalmente em função dos benefícios proporcionados pelo ato de pedalar.
Podemos dividir em algumas categorias a forma como utilizamos as bicicletas e, em todas elas, tenho observado um crescente número de participantes:


  • Meio de Transporte
    Quando a bicicleta é usada para os deslocamentos diários, seja para ir para o trabalho, para se fazer compras, entregar encomendas (carteiros e bikerboys), entre outros usos. Inicialmente utilizada por pessoas que simplesmente desejavam diminuir os custos com transporte e também o tempo nos deslocamentos (se comparado com o deslocamento à pé), hoje em dia várias pessoas já optaram por usar a bicicleta como meio de transporte em função dos benefícios pessoais, ecológicos e de mobilidade.

  • Lazer 
  • Provavelmente a modalidade que tem mais crescido. Vários grupos tem sido formados, onde pessoas (de várias classes sociais, profissões, religiões, idades, níveis de preparos físicos) se juntam para pedalar à noite e/ou nos fins de semana. Geralmente os pedais são divididos em iniciantes, médios e fortes, para todos poderem pedalar, de acordo com sua capacidade física. Aos finais de semana, invadem as estradas e trilhas onde as belas paisagens colaboram para as pedaladas.


  • Esporte 
  • Existem muitos atletas que estão sempre pedalando, normalmente pela SC-401 e SC-404, treinando para as competições de estrada. Na época do IronMan, uma competição internacional de grande prestígio, podemos perceber o aumento do número destes ciclistas. Uma das modalidades que mais possuem competidores é a de Mountain Bike e Floripa, bem como sua região metropolitana, propicia diversos lugares para se treinar, entre trilhas, estradas de terra e asfalto, agradando aos iniciantes como também aos atletas mais técnicos.


  • Cicloturismo 
  • Uma variação da categoria lazer, onde os ciclistas usam a bike para conhecer lugares. Floripa, por ter tantas belezas, poderia investir em estrutura (ciclovia, bicicletários, aluguel de bikes) para que esta categoria aumentasse consideravelmente, trazendo benefícios para a cidade: mais turistas, mais gastos, aumento no número de hóspedes e divulgação mundial e positiva da cidade.

Uma pessoa pode pertencer a uma ou mais destas categorias e desfrutar de tudo de bom que a atividade de pedalar oferece.

E você? Já faz parte de alguma destas categorias?

Se não faz, lembre-se que pode-se pedalar com qualquer idade, sendo de qualquer nível social e ainda terá muitos benefícios,pois Pedalar é Saudável!


0 comentários:

Postar um comentário