Após a última etapa, me veio à mente as lembranças da Etapa de Contagem, onde, à pedido de um competidor e da mãe dele, fomos à comissão organizadora solicitar a alteração no resultado da etapa, pois, na verdade, minha posição correta era a quarta colocação e a do competidor a terceira. Devido a um erro de anotação, eles tinham invertido nossas posições.
Para completar, eu fiquei em sétimo lugar geral e somente os 6 primeiros colocados iriam para...
sábado, 12 de maio de 2012

Equipe Albatroz na Pista do MineirinhoFoto: Wilson Brandão
A última etapa do campeonato mineiro ocorreu na pista do Mineirinho, em Belo Horizonte. Pista muito técnica e boa para se correr.
Estava em sétimo no campeonato e teria que marcar pelo menos 3 pontos para ficar em sexto. Para 'melhorar' minha situação, nas baterias de classificação para a final, fiquei junto com o líder do campeonato e o vice-líder, meu colega de equipe, conhecido...

Se tem um ensinamento que um competidor de bicicross deve aprender é como saber cair. Neste esporte, os tombos são inevitáveis: um aterrisagem de um pulo de rampa mal feita, um competidor que lhe empurra, uma curva mais fechada do que o previsto, alguém caindo bem a sua frente... Motivos não faltam para que você venha tomar um tombo!
Era raro não cair pelo menos uma vez por semana. Como treinava quase que diariamente, tombos eram normais. Pelo menos...
A viagem para Ipatinga tinha sido bem legal. Foi a maior distância que percorremos para disputar uma prova do Campeonato Mineiro.
A equipe conseguiu ficar num lugar muito bonito, na Área de preservação ambiental da Usipa: tinha um ginásio poliesportivo, um mini-zoológico em volta e alojamentos simples mas muito funcionais, trilhas, piscinas e muitas outras coisas interessantes.
Após nos acomodarmos, fomos procurar um restaurante para almoçarmos,...
Desde que comecei a treinar com a equipe Albatroz que falavam sobre a camisa de mangas longas que seria feita e distribuída para os integrantes da equipe. Teria direito à camisa aqueles que treinavam e participavam das competições. Eu fazia as duas coisas, portanto, com certeza, ganharia a camisa.
Depois de alguns meses, as camisas ficaram prontas e decidiram que seriam entregues numa prova que ocorreria no domingo seguinte. Esta prova (que não...

A etapa de Contagem está entre as etapas que mais me recordo, durante a disputa do Campeonato Mineiro.
A pista (veja foto ao lado), localizada no Parque Fernão Dias, era muito boa, bem veloz, curvas fechadas e uma rampa que possibilitava pularmos muuuuito alto. Por esses fatores, ela exigia bastante técnica do biker. Pena que, pelo que pude apurar, está abandonada.
No dia da etapa do campeonato estava chovendo muito. Talvez esta condição foi a...

O motivo da nossa equipe treinar muito era formar uma equipe forte para disputar o Campeonato Mineiro e, com bons resultados, classificar vários atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro que ocorreria no final do ano.
O Campeonato Mineiro seria disputado em várias etapas, em várias cidades: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ipatinga, Sete Lagoas.
O ciclistas eram divididos em categorias, normalmente um ano por divisão: Infantil (A,...
Havia dois tipos de treinamentos que eram dados pelo técnico da Equipe Albatroz:
Técnico e
Físico e de Resistência.
O treinamento Técnico ocorria na própria pista de bicicross. Treinávamos a largada, a primeira parte do circuito e a segunda parte, junto com o sprint final (velocidade máxima para cruzar a linha de chegada). Estes treinos nos permitiam conhecer bem a pista e aprender técnicas para disputar competições. Algumas vezes íamos para...

Pode-se dizer que a paixão pelo bicicross começou quando ganhei a Caloicross. Procurava rampas para pular, terrenos para construir pistas, fazia acrobacias com a bike e curtia muito tudo isso.
Quando construíram uma pista no centro de Betim, comecei a frequentá-la. Mas a bike era muito pesada e não tinha como competir com outros garotos da mesma idade.
Pista de Bicicross em Betim
Com a chegada da Caloicross Extra Light, tudo mudou. Passei...
sábado, 5 de maio de 2012
Outro caminho para o centro
Um outro jeito de ir para o centro era através de um descida (veja foto ao lado) moderadamente íngrime no início e mais forte no seu final, onde o término era numa avenida com quatro pistas (duas para cada mão de direção). Esta avenida era e continua sendo uma das saídas da cidade, na época, a preferida de caminhões para entrarem na BR-262 em direção a Belo Horizonte. Também trafegavam motos, carros e caminhões por...
Usava muito a bike como meio de transporte: ir para o colégio, casa de amigos, fazer compras, enfim, um meio barato e prático para me locomover.
Nessa época, gostava muito de pegar carona em ônibus, caminhões e caminhonetes. Às vezes segurava com a mão, outras com o pé. Era muito arriscado, mas também muito emocionante e ajudava a economizar esforços :). O local mais perigoso e emocionante era no final de uma subida, na BR-381 e que virava uma reta...

Não me lembro muito bem das circunstâncias, somente me recordo que, por algum motivo, num dia que tive vontade de fugir de casa (acho que quase todo adolescente já teve este tipo de pensamento pelo menos umas cem vezes :), peguei uma mochila, coloquei algumas roupas, escova de dente, pasta dental, algumas frutas, um pouco de dinheiro e água. Peguei a bike e decidi pedalar sem rumo.
Era início de noite e, sem idéia de onde poderiar ir, acabei...
O relato de hoje é sobre uma aventura que terminou, literalmente, nos ares e, também, em muita 'falação na orelha' :)
Estava no início de uma tarde de sábado, quando meu irmão caçula, junto com dois amigos, me chamaram para ir com eles até a barragem da Várzea das Flores (foto ao lado), local bem distante da nossa casa. A idéia deles era ir até lá pedalando e aproveitar para nadar no lago formado pela barragem. Como eles eram mais novos, com idades...

Cicloviagem é o termo que usamos quando um ciclista ou um grupo de ciclistas viajam utilizando a bicicleta como meio de transporte.
Me lembro de duas mini cicloviagens que fiz junto com amigos.
Em uma delas, fomos em direção a Esmeraldas, cidade localizada próxima a Betim. Eu não tinha uma bicicleta adequada para 'cicloviajar' (estava com a caloicross extra light) e nem fizemos qualquer tipo de preparação. A idéia era sairmos pedalando...
Estava junto com alguns colegas, numa manhã de sábado, quando decidimos procurar alguns lugares legais para pedalar. Pedalamos pelo bairro e não achamos nada interessante: queríamos pular rampas, passar por trilhas.Decidimos ir em direção a um local mais afastado, não muito longe do nosso bairro. Ainda não tínhamos encontrado nada interessante, até nos depararmos com um caminho que passava por uma descida bem íngrime. Inicialmente fiquei com receio, pois parecia que a descida era muito complicada e, quem se aventurasse por ela, poderia cair. Esse...
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Morei até os 10 anos em Conselheiro Lafaiete-MG. Quando estávamos prestes a mudar para Betim-MG, minha caloi Berlineta foi vendida e o dinheiro usado, com adição de uma quantia substancial :), para comprar uma caloicross. Quando a ganhei, já estava morando em Betim.
Nessa época, comecei a curtir uma nova forma de usar uma bicicleta: praticar bicicross. Procurava rampinhas pela vizinhança (chegamos até a fazer uma míni-pista num terreno baldio) para...
Esta é outra das lembranças que tenho da minha infância e que me marcou, literalmente, para o resto da vida.
Era um sábado de sol. Morava em Conselheiro Lafaiete-MG e já curtia pedalar com a Berlineta pela cidade. Lembro-me que pedalava acompanhado de um amigo, quando fizemos um ótimo achado: a avenida que ligava a parte de cima à parte de baixo da cidade, toda asfaltada, estava interditada para carros, pois estava acontecendo uma gincana de motos....
Minhas primeiras lembranças de pedalo são de uma motoquinha (triciclo) que ganhei quando tinha de 2 para 3 anos (eu acho).Logo depois, veio a bicicletinha artesanal, que era adequada para uma criança de 3 para 4 anos. Lembro-me de andar com ela no terraço e no quintal da minha casa, na minha cidade natal, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.Mas a bike que me abriu 'as portas da cidade' foi mesmo a Berlineta (Caloi). Com ela eu passeava por toda a cidade, brincava de pega-pega, participava de desfile de 7 de setembro, desligava padrão de luz de casas,...

Caloi Berlineta
Minhas lembranças mais antigas incluem minhas pedaladas, dentro de casa, na minha motoquinha. Devia ter uns 2 para 3 anos, quando ganhei ela. Não demorou muito para ganhar minha primeira bicicleta: acho que foi feita por um conhecido do meu pai, que fabricava bicicletas artesanais. Tinha rodinhas no início, as quais foram retiradas em pouco tempo, quando peguei equilíbrio.
CaloiCross Extra Light
A próxima bike acho que foi...
Antes da primeira memória, segue um bônus: o Manual do Ciclista
Este manual é bem interessante. Além das leis, dos direitos e deveres relacionados aos ciclistas, tem dicas de manutenção da bike, dicas para ciclistas, como utilizar as vias, sinais dos ciclistas e muito mais.
Vale à pena! Livro para se ter à mão e estar sempre lendo e recordando os ensinamentos... Tá bom, tá bom, talvez nem tanto :)
Manual do Ciclista - IPUF
Pedalei...
O objetivo deste blog é fazer um registro de minhas memórias relativas às pedaladas que já fiz em várias regiões do Brasil: sudeste, norte e sul.
Publicarei relatos desde a infância até os dias atuais.
Pedal...
Assinar:
Postagens (Atom)